PROJETO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO VER-O-PESO AS MARGENS DA BAIA DO GUAJARÁ

As feiras livres são espaços que além da importância econômica, agregam valores culturais e sociais, internalizando nas cidades um ambiente coletivo de trocas de experiências e de diversidade. Em Belém-Pará, complexo Ver-o-Peso se confunde com o próprio crescimento da cidade, tendo sofrido ao longo dos anos o reflexo das mudanças do ambiente de entrono e das políticas públicas, que nem sempre priorizaram o seu valor, seja econômico ou cultural.

Neste projeto, tem-se a oportunidade de agregar esforços coletivos para atuar na melhoria do espaço e na garantia de qualidade ambiental para quem atua e frequenta diariamente o coletivo da feira, mais espaços agregados.

Os impactos decorrentes desta atividade são diversos, podendo ser diretos ou indiretos. Dentre os diretos, tem-se a geração de resíduos em volumes diários significativos, efluentes líquidos de diversas naturezas, emissões gasosas e o atrativo para presença de animais e possibilidade de propagação de vetores de doenças hídricas. Os indiretos mais recorrentes equivalem à ação das marés e dos eventos extremos de chuvas. Como Belém cresceu próximas as águas, é muito comum também a instalação de feiras nas margens de canais, e no caso do Ver-o-Peso, da Baia do Guajará, tornando o ambiente vulnerável as chuvas, ventos fortes e a sazonalidade das marés.

Desta forma, tem-se como proposta enfrentar estes contextos e ao mesmo tempo valorizar a representatividade cultural que eles têm para o município e fonte de renda para produtores de diversos locais do Estado do Pará.

WhatsApp Image 2019-12-14 at 2.42.01 PM.
WhatsApp Image 2019-12-14 at 5.45.09 PM.
WhatsApp Image 2019-12-14 at 8.21.58 PM.
WhatsApp Image 2019-12-14 at 10.05.15 AM

Objetivo:

Congregar esforços com ações socioambientais de Estudantes, Professores e Técnicos das IES, Sistemas de Ensino (Público e Privado), Organizações Não governamentais e Comunidades na disseminação de conhecimentos científicos e técnicos sobre temas ambientais presentes no cotidiano dos que fazem o Ver-o-Peso.

Principais Ações:

ROLÊ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

Por meio da associação de diversos atores, vinculados a UFPA e instituições convidadas é realizada uma manhã de atividades envolvendo:

  • Práticas locais para difusão de ações sustentáveis.

  • Oficinas de reaproveitamento de resíduos.

  • Ações culturais envolvendo os feirantes e o meio ambiente.

  • Ações que estimulem a valorização da natureza, como plantio de mudas e limpeza de canais.

  • Ações de sensibilização e envolvimento para conservação ambiental.

  • Oficinas envolvendo saúde e meio ambiente.

  • Diálogos sobre expressões/manifestações culturais (as artes)

CURSO DE CAPACITAÇÃO AMPLIADA PARA AGENTES AMBIENTAIS

O curso tem a proposta de ser semestral, tendo a duração de 1 mês, com um encontro por semana de 3 horas, com um total de 12h, de forma a facilitar a participação do feirante. Ao final do curso, o participante receberá um certificado como “AGENTE AMBIENTAL” de forma a incentivar que o mesmo continue atuando junto ao seu ambiente de trabalho como disseminador das práticas adquiridas.

Coordenação: Maria Ludetana Araújo (ludetana@ufpa.br)

1ROLE.jpg