EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Objetivos

 

Geral:

Analisar as políticas internas de inserção da educação ambiental nos cursos de formação de professores da Universidade Federal do Pará-UFPA, bem como desenvolver ações com os alunos dos referidos cursos para promover a sensibilização acerca dos problemas socioambientais locais e globais, auxiliando na formação de profissionais mais conscientes sobre a sua prática.

 

Específicos:

- Identificar dentre os cursos de formação de professores nos Campi da UFPA as ações de educação ambiental.

- Desenvolver ações educativas junto aos alunos dos cursos de Licenciatura da UFPA dos Campi Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá e Castanhal.

- Ofertar cursos voltados para a questão ambiental para os licenciados com carga horaria 30h, divididos em três módulos.

- Estimular a elaboração de projetos voltados para a Educação Ambiental considerando o contexto das escolas do entono onde o campus da UFPA encontra-se inserido.

- Estimular a produção de materiais didático-pedagógicos para serem utilizados nas atividades desenvolvidas pelos integrantes do projeto dentro das escolas contempladas pelo projeto.

-  Promover seminários, encontros e cursos de capacitação em Educação Ambiental, visando a formação do indivíduo para com o meio ambiente.

- Realizar levantamento das disciplinas curriculares presentes no Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciaturas com os enfoques ambientais.

- Desenvolver processos pedagógicos participativos e abrangentes, buscando despertar a preocupação para as questões socioambientais, fornecendo informações e contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica.

- Incentivar a construção de artigos acadêmicos em diversos cursos com foco na questão ambiental a partir das suas práticas.

Metas:

- Atender durante a realização do projeto 100 alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pará.

- Contemplar três escolas públicas para a implementação de projetos elaborados pelos alunos.

- Produzir cinco artigos de relatos de experiências ao final do projeto.

Promover cursos voltados para a questão ambiental que contemple a carga horaria de 30 horas.

- Elaborar um instrumento com metodologias voltadas para a educação ambiental dentro do Curso de formação.

- Promover os Encontros de Educação Ambiental voltada para as Licenciaturas dos Campi da UFPA.

Coordenação: Maria Ludetana Araújo (ludetana@ufpa.br)