PROGRAMA:
AVENIDA PERIMETRAL DA CIÊNCIA: Caminhos para
a sustentabilidade socioambiental
Diálogos e Práticas Sustentáveis na Escola Estadual de Ensino Técnico de Nível Médio Dr. Celso Malcher
A educação profissional e tecnológica tem um valor estratégico na formação acadêmica e profissional. Outro aspecto muito importante é o fomento da parceria com instituições públicas e privadas para o aproveitamento da mão-de-obra qualificada, refletindo a integração entre o sistema de educação profissional e tecnológica, o setor produtivo e a comunidade. Neste contexto, a Educação Ambiental entra no processo de formação do estudante visando essencialmente a construção de uma consciência coletiva e ambiental, que visa estimular o desenvolvimento de ações socioambientais, com a participação da Direção, Professores, Técnicos, Estudantes, Colaboradores, pais e comunidade. A Educação Ambiental não deve ser trabalhada de forma isolada, a Escola deve envolver todos os segmentos em Projetos participativos, considerando o Projeto Pedagógico para que possam formar uma nova cultura de sustentabilidade na escola, na comunidade. A busca pela integração entre a Educação Ambiental e Educação Profissional e Tecnológica deve ser uma meta prevista no próprio Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. Uma vez que se deve atrelar a função social da educação e da escola e a necessária organicidade entre o PPP e os anseios da comunidade escolar, implicando a sua efetiva participação em todos os momentos; traduzindo assim um compromisso com os interesses reais e coletivos, tornando a ação pedagógica da escola vinculada à práticas sociais emancipatórias, da formação de um sujeito social crítico, solidário, compromissado, criativo, participativo. Assim, o projeto “EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIÁLOGOS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO TÉCNICO CELSO MALCHER” torna-se parte integrante de um projeto sustentável e inclusivo, desenvolvido no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, oriundo da necessidade de atender às novas configurações socioambientais e do ensino profissionalizante, em direção à transformação da Educação Profissional e Tecnológica como espaço social das práticas de ensino, pesquisa e inovação com características diferenciadas e voltadas para um protagonismo na integração educação-empresa, baseada nos fundamentos da sustentabilidade. Este tem por objetivo proporcionar aos segmentos da Escola Estadual de Ensino Técnico de Nível Médio Dr. Celso Malcher instrumentos básicos da Educação Ambiental para o desenvolvimento socioambiental na perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS na comunidade escolar.
São definidas considerando as atividades que desenvolvidas pelos cursos da instituição são: Captação de água da chuva, Horta orgânica e Práticas de Compostagem, Laboratório de reciclagem e Educação ambiental. Todas estas têm por objeto a adequada a proposta “Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Todas visam promover a aproximação da universidade com ações nas escolas, acreditando que esta ação trará benefícios sociais, ambientais, educativos, econômicos a todos. O produto integrado destas ações, visa discutir temas relevantes como a “Economia Ambiental”, que no âmbito de escolas profissionalizantes, que abrem oportunidades diretas para o mercado de trabalho, faz com que este aluno já tenha consciência da relevância desta discussão e absorção de práticas de sustentabilidade. A Economia Circular é uma derivação desta mesma discussão, trazendo um novo paradigma para a Economia e a questão dos resíduos sólidos é uma destas preocupações, pois consumimos cada vez mais e, consequentemente, produzimos mais resíduos e aí surge a grande questão: o que fazer com estes resíduos? Pois o mesmo não desaparece automaticamente e nós somos os responsáveis pelo lixo que produzimos.